GP de Mónaco de 1950

O Grande Prêmio de Mônaco de 1950 foi uma corrida da Fórmula 1 realizada em 21 de maio de 1950. Foi a primeira corrida da categoria a ser realizada num domingo.

Às vésperas da segunda etapa do Mundial, Prince Bira montou um pequeno harém em seu apartamento.

Resolveu se exercitar e apurar os reflexos para a corrida citadina na companhia de seis belas garotas.

Estas, por sua vez, foram recepcioná-lo na pista e logo ficaram conhecidas como as “garotas do grid”.

Em relação ao Campeonato, a corrida monegasca marcou a estreia da Ferrari, que contou com seus três pilotos oficiais: Luigi Villoresi, Alberto Ascari e Raymond Sommer.

Havia ainda um quarto bólido da Ferrari, conduzido de maneira particular por Peter Whitehead, que não largou por conta de um motor quebrado nos treinos.

De todos aqueles que largaram com a clássica Ferrari 125, apenas Alberto Ascari concluiu a prova, na segunda colocação, com uma volta de atraso.

Durante a primeira volta da corrida, Giuseppe Farina, da Alfa Romeo, rodou depois que uma onda inundou a curva da Tabacaria.

Na sequência, oito pilotos acabaram se envolvendo em um grande acidente: José Froilan González, Emmanuel De Graffenried, Franco Rol, Luigi Fagioli, Cuth Harrison, Louis Rosier, Maurice Trintgnant, Robert Manzon e Harry Schell.

Mesmo ferido, González seguiu acelerando e abandonou apenas na volta seguinte, quando seu Maserati pegou fogo.

Outros pilotos também abandonaram e deixaram o caminho livre para Juan Manuel Fangio conquistar sua primeira vitória no Campeonato, com direito a "Hat-Trick".

Correndo em casa, Louis Chiron, com um bólido da escuderia oficial da Maseratti, completou o "pódio".

A festa argentina em Mônaco, no entanto, não pôde ser completa. Solidário, Juan Manuel Fangio trocou a tradicional valsa do Principado pelo sacríficio de conduzir a ambulância que levava seus compatriotas González e Pián para um hospital de Bolonha, na Itália.

Para os próximos eventos, a organização resolveu antecipar a festa para o sábado, garantindo à realeza a tranquilidade para valsar livre de possíveis remorsos.


Volta mais rápida: Juan Manuel Fangio: 1'51.000
Primeira pole e primeira vitória de Juan Manuel Fangio.
Estréia, primeiros pontos e primeiro pódio da Ferrari.
Estréia de Alberto Ascari.

No comments:

Post a Comment