Villeneuve vs. Arnoux em 79: o maior duelo da F-1!



Este momento antológico ocorreu em Dijon-Prenois, GP da França de Fórmula-1. O ano? 1979. Os pilotos? O mítico canadense Gilles Villeneuve, a bordo de sua histórica Ferrari. E o francês René Arnoux, então um jovem piloto que em nada pareceu com a “chincane ambulante” do final de carreira.

Nas últimas três voltas, disputando o segundo lugar, Villeneuve e Arnoux trocaram sete vezes de posição, sem nenhuma manobra ilegal, jogando limpo e dando um show fantástico nas curvas velozes de Dijon-Prenois! Vejam e se emocionem:





Quem ganhou a prova? Ah, é mesmo: foi uma vitória histórica, a primeira vencida pelo francês Jean-Pierre Jabouille com um Renault Turbo!

Foi a primeira vitória de um motor turbo na Fórmula-1! Foi também uma vitória 100% francesa: um piloto francês, em um carro francês, com motor francês, gasolina francesa e pneus franceses!

Na corrida seguinte em Silverstone, Gilles Villeneuve e René Arnoux foram chamados a uma reunião com a cúpula da GPDA na época, formada por Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni e Jody Scheckter.

Lauda acusou: “Vocês pilotaram em Dijon de maneira perigosa e danificaram a imagem do esporte”.

O sempre explosivo Arnoux respondeu de imediato: “Com você, isto jamais teria acontecido… porque você levantaria o pé logo de cara!”.

O inesquecível e carismático Gilles, se tornando um mito dentro da Ferrari e favorito dos fãs em todo o mundo, simplesmente virou as costas aos pilotos e deixou a sala. Rindo…

Mais informações sobre o GP aqui.

No comments:

Post a Comment